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Foto do escritorCefas Alves Meira

Rádio em Minas, e principalmente BH, em franco crescimento 

Mayrinck Júnior é o presidente da AMIRT
Mayrinck Junior é o presidente da AMIRT

O rádio agora tem uma data oficial no calendário brasileiro: em 25 de setembro será celebrado o Dia Nacional do Rádio. A Lei 15.101/2025, que oficializa a data, foi sancionada terça-feira (14) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Desde 1966 a ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV) e 1968 a AMIRT (Associação Mineira das Emissoras de Rádio e TV) já comemoravam simbolicamente a data. A iniciativa foi lançada na época pelo então presidente da ABERT, João Calmon, durante o IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado em Salvador (BA).

 

Roquete Pinto

A escolha do dia 25 de setembro presta homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, conhecido como o "pai da radiodifusão no Brasil". Médico, professor e antropólogo, Roquette-Pinto foi um pioneiro ao fundar, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora brasileira, que mais tarde se tornaria a Rádio MEC. Sua visão inovadora transformou o rádio em um veículo de disseminação de cultura e informação, revolucionando a comunicação no país.

 

A oficialização do Dia Nacional do Rádio ocorre em um ano especial, que marca os 140 anos de nascimento de Roquette-Pinto e os 70 anos de seu falecimento.

 

O rádio em Minas

“Para o estado de Minas Gerias, somente pela sua extensão territorial, fazer uma comunicação competente em 100% é uma tarefa que exige competência, conhecimento e força de vontade de quem se propõe a fazê-lo”, afirma Mayrinck Pinto de Aguiar Junior, presidente da AMIRT.

 

Atualmente, revela,  as emissoras de rádio em Minas são geradoras de conteúdos em várias plataformas. “E não é por acaso que em inúmeras cidades onde existe uma emissora de rádios, elas detém os melhores números nas diversas redes sociais, seja de seguidores e visualizações, e seus sites ou portais de conteúdo são os mais acessados e ainda são referência de credibilidade no município e região”, frisa.

 

O empresário ressalta que o rádio mineiro está vivendo um ótimo momento, graças a uma programação competente somada a uma utilização profissional das ferramentas digitais disponíveis.

 

 Mayrinck destaca a edição de 2024 do Inside Áudio, estudo que é considerado o principal termômetro do consumo de áudio e rádio no Brasil. O estudo revela que 91% da população brasileira consume algum tipo de conteúdo de áudio, a partir de dados do Target Group Index TG BR 2024 R1. 

 

O rádio, principal expoente do áudio, é ouvido por 79% da população nos 13 mercados regularmente analisados pela Kantar IBOPE Media. Os ouvintes dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos diários a esse meio. A região da RMBH apresenta o maior alcance do rádio entre as praças analisadas, com 86,5% da população ouvindo o meio, e um tempo médio de escuta de 3 horas, 55 minutos e 22 segundos por dia.

 

“O rádio mineiro está capacitado e preparado para este mundo on e off”, destaca Mayrinck.

 

Expansão do rádio em BH

O mercado das Gerais é tão dinâmico que Belo Horizonte é o segundo maior mercado do Brasil, estando à frente do Rio de Janeiro. E as previsões são altamente otimistas. O biênio 2024/2025 vai marcar o surgimento de 4 ou 5 emissoras na região metropolitana da capital mineira. Sinal de que o mercado ac redita no rádio, e que o rádio está evoluindo muito. Então, vamos ter muitas mudanças no mercado de rádio em 2025, enfatiza Mayrinck Júnior. 

 

“Nós entramos com a a Nova Sertaneja no final do ano passado, e este ano deve estar no ar outra nova rádio, a 103.3. A 98 FM ajustou sua programação, a Rádio Capital AM está migrando para o FM. Muitas mudanças estão acontecendo no mercado da Grande BH”, frisa o presidente da AMIRT..

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