top of page
banner-norte-1
Foto do escritorCefas Alves Meira

Lançado em SP, 5G vai exigir um novo celular

A operadora Claro apresentou a nova tecnologia em SP

Na última quarta-feira, 8, foi realizado em São Paulo o primeiro teste da internet 5G. A iniciativa foi da Claro, que promoveu uma demonstração no estádio Allianz Parque, na zona oeste da capital paulista.

A nova rede promete ser 12 vezes mais veloz que a 4G. Nos próximos dias o 5G vai ter sua abrangência ampliada, atingindo as regiões do Jardins e Avenida Paulista, e indo também para o Rio de Janeiro, inicialmente Ipanema. Segundo a operadora, até setembro outros 12 bairros paulistanos e oito cariocas vão usufruir dessa tecnologia.


Falta o preço


Mas nem tudo é um mar de rosas. Atualmente, apenas um modelo de celular tem capacidade suficiente para operar no Brasil com o 5G. Em fase de lançamento, o aparelho começa a ser vendido nas lojas brasileiras a partir de segunda-feira, mas o preço ainda não foi definido pelos fabricantes.

Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro, em entrevista à CNN explicou a chegada dessa inovação ao Brasil: "Decidimos ir por um caminho que coloca o país no mapa do 5G no mundo. Ou seja, sempre se fala que o Brasil está muito atrasado. Eu diria o seguinte: que estará no tempo correto".

O executivo discorreu também sobre a atual conjuntura, onde a pandemia intensificou ainda mais o uso da internet. "Como as pessoas foram para o isolamento das suas residências, muitas passaram a usar a rede Wi-fi, e deixaram de usar a rede móvel, Só que o tráfego dela não caiu. Ele se manteve, porque quem continuou usando, passou a usar mais", destacou, acrescentando:

"As pessoas não faziam live com tanta frequência. Passaram a fazer, gostaram e agora fazem com muita intensidade. O tráfego total da rede móvel hoje já é maior do que o pré-Covid".

279 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page