8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher. Carla Madeira, CEO da Lápis Raro, observa: “O que muita gente já esqueceu é que a data nasceu com um nome um pouco maior, que foi se apagando ao longo do tempo. O dia 8 é, na verdade, o Dia Internacional da Luta pelos Direitos da Mulher.”
A diretora de Criação da agência, Cris Cortez, acrescenta: “Resgatar o nome é relembrar o real significado de 8 de março, símbolo da luta e conquistas de tantas mulheres que vieram antes de nós e das continuam conquistando espaço e voz, em busca de um mundo mais igualitário”.
Não apague a luta
Com a campanha “Não apague a luta”, a Lápis Raro mostra como essa redução pode transformar grandes mulheres em estereótipos vazios e perigosos. “A linguagem é poderosa, precisamos estar sempre atentas às narrativas”, lembra Carla Madeira.
A publicitária lembra o exemplo da genial Elza Soares, que alcançou projeção mundial como artista da música, sendo uma das grandes vozes do jazz internacional, mas muitas vezes é reduzida à mulher do Garrincha.
A multifacetada Pagu também é um ícone feminino que merece destaque. Em uma das peças, a escritora, diretora, tradutora, desenhista, jornalista e ativista política é simplesmente tratada como musa. “Foi até difícil escolher as referências a Pagu, que fez muita coisa. Nem caberia no cartaz", explica Márcia Lima, que divide a Direção de Criação da agência com Cris Cortez.
O tema da campanha se confunde com a história da própria Lápis Raro, que sempre teve mulheres na linha de frente e se orgulha de manter o DNA da diversidade. Em seus 35 anos, a liderança da agência é quase 100% feminina, composta por profissionais de peso, como Carla Madeira, atualmente a escritora mais lida no Brasil.
campanha está sendo divulgada amplamente em painéis de LED, bancas e bicicletas elétricas, além das parcerias de mídia com Eletromídia e Fly Mídia, e conteúdos nas redes sociais. Complementando a comemoração, cartazes serão presenteados a mulheres mineiras cujas trajetórias contribuem para a causa do empoderamento feminino.
Ficha técnica
A campanha “Não apague a luta” tem a seguinte ficha técnica:
Agência: Lápis Raro.
Cliente: Lápis Raro.
Campanha: Dia Internacional da Luta pelos Direitos da Mulher.
Data/período: março 2024.
Direção de Criação Executiva: Carla Madeira
Direção de Criação: Cris Cortez e Márcia Lima.
Criação: Iara Souto, Naiara Jardim, Marina Bergman, Márcia Lima, Cris Cortez e Rodrigo Simão.
Direção Executiva: Grasiela Scalioni.
Gerente de Marca: Renata Crepaldi.Atendimento: Vitor Coelho.
Gerente de Planejamento: Juliana Sampaio.
Gerente de Mídia: Felipe Diório.
Mídia: Dayse Pedrosa.
Gerente de Conteúdos e Canais: Carolina Zanco.
Redes Sociais: Matete Moura.Produção Gráfica: Éder Milani.
Operações: Isabella Senior.
Finalização: Angélica Bustamante.
Revisão: Adair Fernandes.
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