Levantamento realizado pelo Cenp-Meios revela que os investimentos em mídia realizados ao longo de 2023 registraram um crescimento de 10,4%. Houve um aumento de R$23,4 bilhões em comparação aos R$21,2 bilhões do mesmo período de 2022, aponta a pesquisa, que ouviu 336 agências de publicidade.
Retomada
Após a instabilidade causada pela pandemia em 2022, 2023 foi um ano de retomada efetiva dos investimentos, e prova disso é que em 2022, mesmo diante de aditivos como Copa do Mundo e eleições, que geraram uma movimentação atípica no mercado publicitário, o crescimento total ficou na casa dos 7,6% no ano, três pontos percentuais a menos do que no ano passado.
O levantamento diz ainda que a aplicação dos recursos se manteve estável na casa dos 10% nos últimos 12 meses de 2023, reiterando a resiliência e retomada do setor. A análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.
Evolução consistente
“Os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes indícios de resiliência. Estamos diante de um novo momento econômico mais estável, que é um fator estratégico para a projeção dos investimentos ao longo de 2024”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, Forum da Autorregulação do Mercado Publicitário.
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