Coronavírus, dificuldades na saúde, na economia e nos negócios em geral. E neste momento de crise, a quarentena foi uma das primeiras medidas tomadas no Brasil e no mundo, para preservar vidas. E o home-office, uma maneira de proteger, além da saúde das pessoas, também a das empresas. A maioria das agências mineiras e de outros estados já aderiu ao modelo de trabalho remoto, dando continuidade ao atendimento a seus clientes; cada funcionário em sua casa, mas trabalhando em sinergia e sincronismo. E a FAZCOM! foi uma das primeiras empresas de propaganda de Minas a implantar o procedimento. “Desde os primeiros momentos da descoberta da COVID-19, procuramos conscientizar a equipe de todos os procedimentos de proteção individual e coletiva”, explica Helinho Faria, vice-presidente de Atendimento e Planejamento da agência. “E, tão logo se constatou a pandemia, toda a equipe da agência foi colocada em home-office, e educada, mais uma vez e com mais veemência, sobre as ações para proteção pessoal e coletividade”, acrescenta o publicitário. Conexão E como funciona o home-office na FAZCOM!, diante do desafio de atender os clientes sem perda da qualidade, e otimizando cada vez mais os resultados? Sérgio Botelho, vice-presidente Administrativo-Financeiro da agência, afirma que “todos os nossos sistemas são digitalizados, e para cada ação existe um programa que promove a conexão entre os departamentos e a distribuição, armazenamento e organização do trabalho e das informações”. E complementa: “Para proteger a equipe e, ao mesmo tempo, manter os trabalhos no mesmo ritmo, a FAZCOM! utiliza de toda essa tecnologia desenvolvida continuamente na agência, o que nos levou a um ambiente de trabalho altamente assertivo, dinâmico, colaborativo e digital”. Essa digitalização, prosseguiu, possibilitou que a agência entregasse, aos talentos de cada área, ferramentas para desempenhar seus processos com excelência. “São programas de gestão, de coordenação, de distribuição e acompanhamento, de monitoramento e pesquisa, de criação e conteúdo. Todos conectados a um cloud sourcing integrado aos sistemas proprietários da FAZCOM!. Assim, hoje, nossos profissionais podem ficar protegidos em suas casas, com suas famílias, mas ao mesmo tempo juntos, trabalhando com a integração total das áreas para o bem dos nossos clientes, fornecedores, veículos e parceiros”, frisou Botelho. Interatividade E o fluxo e interatividade entre os diversos núcleos da agência? Como ela se adaptou rapidamente ao home office? Toninho Silva, vice-presidente de Criação e Operações, esclarece: “O investimento constante em tecnologia e inovação permite que as pessoas fiquem livres da mesa e cadeira. Os processos podem ser feitos a partir de qualquer lugar do mundo, visto que o sistema da agência é integrado. E isso possibilita que as equipes fiquem separadas, mas unidas ao mesmo tempo. E, também, que as pessoas da FAZCOM! possam estar livres para buscar conhecimento e inspiração, sem ficarem manietadas, presas. A tecnologia é usada, sempre, a favor da criatividade, da inovação e da inteligência dos processos”. Apesar da possibilidade de manter as pessoas integradas, mesmo longe uma das outras, fator importante nesse momento, a agência acredita que a presença e o olho no olho ainda são elementos essenciais para prover criatividade e inteligência multidisciplinar aos projetos. “Por isso, esperamos que esse momento seja vencido e que possamos voltar a estar juntos e com saúde”, diz Toninho. Atendimento A interatividade com os clientes não foi prejudicada, observa Helinho Faria. “A equipe de atendimento está conectada aos clientes por meio de modernas plataformas digitais, como as ferramentas Hangout, Zoom, WhatsApp, Telegram, Teams, além de um gerenciador que permite coordenar a pauta de trabalho em conjunto e em tempo real, de qualquer lugar”, destaca. “Por meio destas e de outras ferramentas, estamos em constante contato com todos os agentes da estrutura de marketing e comunicação dos nossos clientes, mantendo e estreitando cada vez mais a relação de parceria e trabalho da agência com as marcas e as pessoas para quem nos dedicamos diariamente”, explica Helinho. “É diretriz pétrea da FAZCOM! manter o relacionamento direto, constante, transparente e, principalmente, comprometido com os nossos clientes para atender a todas as expectativas, necessidades e objetivos das suas marcas, de seus produtos e serviços e dos seus consumidores e clientes”, frisa. Os briefings também são realizados home-office, conta o VP de Atendimento e Planejamento. “O profissional de atendimento da FAZCOM! é mais que um elo entre cliente e agência. Ele é um especialista em Business Intelligence (BI), com acesso a todos os bancos de dados montados pela área de planejamento e inteligência social e de mercado da nossa empresa. Assim, ao redigir um briefing, ele contextualiza o pedido direto da equipe de comunicação do cliente e o enriquece com dados levantados sobre aquele cliente, sobre o mercado e o cenário e sobre o público-alvo e os secundários”, enfatiza. “Os briefings são montados pelo atendimento, a partir da nossa plataforma de gestão de projetos, com acesso ao nosso sistema integrado em cloud e in house, e distribuídos para as equipes junto ao modulo de operações da agência”, complementa Toninho Silva. E como os clientes estão reagindo ao home-office, esse formato emergencial de atendimento da FAZCOM? Sérgio Botelho revela que “os clientes têm, assim como a agência, procurado soluções para estar à altura dos desafios que este momento impõe a toda a sociedade”. No que é corroborado por Helinho Faria: “Por isso, as ferramentas trabalhadas pela agência se integraram muito bem ao que nossos clientes necessitam, muitas vezes estando além das expectativas de atendimento deles. Como são marcas que procuram estar sempre em desenvolvimento e alinhadas ao espírito do tempo (zeitgeist) e ao desenvolvimento tecnológico, essa integração entre as equipes está se mostrando natural e harmônica”.
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