Debater e propor políticas estruturantes para a propaganda veiculada em ambientes externos, muitas vezes ligada aos outdoors, mas que evoluiu bastante nos últimos anos com o uso da tecnologia, impondo novos desafios ao setor.
É o objetivo do Grupo de Trabalho para Estudo e Desenvolvimento de Midia Externa, criado ontem na primeira reunião de 2025 da Câmara da Indústria da Comunicação da FIEMG, presidida por Rodrigo Silva Fernandes. O novo grupo terá como coordenador o presidente do Sepex-MG (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior no Estado de Minas Gerais), Alex Sandro dos Santos.
.
Gargalos
Rodrigo Silva Fernandes, que além de presidente da Câmara preside também o Sindicato dos Jornais, Portais Digitais e Revistas de Minas, destacou no encontro de ontem a necessidade de um debate profundo para se enfrentar gargalos que tratam o desenvolvimento da área de mídia exterior, como as diferentes regulamentações vigentes nos municípios do estado.
Mídia exterior é um segmento importante da comunicação mineira que passa por transformações como todos os demais e sofre muito com questões de fiscalização, regulamentação, necessidade de financiamentos, disse Rodrigo. “São diversos gargalos que precisam ser debatidos, já que cada município tem uma regulamentação diferente. E, às vezes, essa multiplicidade de legislações atrapalha ao invés de simplificar o andamento e o desenvolvimento do segmento”, ressaltou.
Rodrigo Fernandes afirmou também a capital mineira pode impulsionar essa evolução e servir de exemplo para outras cidades. “Entendo que Belo Horizonte, por ser a capital, pode ser um case de sucesso na melhoria do setor. Dando certo aqui, podemos replicar para outras cidades de Minas. Nós sabemos que cada município tem a sua peculiaridade, mas sabemos que a capital pode liderar a regulamentação e as melhorias para unificar o setor”, frisou.
Pilares
O presidente do Sepex-MG e coordenador do grupo, Alex Sandro dos Santos (é diretor-presidente das empresas BH Mídia e Mercograf), falou sobre os desafios que o aguardam no grupo que passa a coordenar:
“A ideia é tratar de vários pilares como tecnologia, avanço da mídia externa, métricas, profissionalização. É um desafio tentarmos alinhar as regulamentações o máximo possível, mas respeitando as características de cada município”, destacou.
O Grupo de Trabalho para Estudo e Desenvolvimento de Midia Externa é formado por empresas, associações, sindicatos e cooperativas ligadas à área da comunicação em Minas.
Comments