No primeiro semestre de 2024 os investimentos em mídia via agências registraram um crescimento de 16%, em relação ao mesmo período de 2023.
A constatação é do painel Cenp-Meios. Foram ouvidas 325 agências, que reportaram ao Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário sua movimentação nos últimos meses.
10,6 bi
Esse grupo de agências entrevistadas atingiu no período a marca de R$ 10,6 bilhões, em comparação aos R$9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado.
Luiz Lara, dirigente do Grupo TBWA no Brasil e presidente do Cenp, destaca que “a pujança e consistência dos investimentos em mídia via agências de publicidade, neste ano, confirmam a solidez dessa indústria. Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições, fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”.
O executivo ressalta que ao longo do ano de 2023 a taxa de crescimento dos investimentos aferida pelo Cenp-Meios indicou um primeiro semestre com alta de 7%, e encerramento na casa dos 10%. Então, explica Luiz Larra, o registro de 16% neste período de 2024 se mantém acima da média do ano anterior, reiterando a aposta das marcas e dos anunciantes.
PIB também cresce
E para tangibilizar a força do mercado publicitário,
o IBGE acaba de divulgar o PIB do segundo trimestre, que contabilizou um crescimento de 1,4%, dado que levou analistas de mercado a ampliarem as projeções para o ano, que devem ficar na casa dos 2,5% e 2,7%.
As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI - Comitê Técnico de Métricas e Indicadores -, que reúne especialistas e dirigentes representantes de anunciantes, agências, veículos e elos digitais.
As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs (pedidos de inserção) efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.
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