top of page
banner-norte-1
Foto do escritorCefas Alves Meira

Cenp-Meios: Investimentos em mídia cresceram 16% no primeiro semestre 


No primeiro semestre de 2024 os investimentos em mídia via agências registraram um crescimento de 16%, em relação ao mesmo período de 2023.

 

A constatação é do painel Cenp-Meios. Foram ouvidas 325 agências, que reportaram ao Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário sua movimentação nos últimos meses.

 

10,6 bi

Esse grupo de agências entrevistadas atingiu no período a marca de R$ 10,6 bilhões, em comparação aos R$9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado.

 

Luiz Lara, dirigente do Grupo TBWA no Brasil e presidente do Cenp, destaca que “a pujança e consistência dos investimentos em mídia via agências de publicidade, neste ano, confirmam a solidez dessa indústria. Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições, fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”.

 

O executivo ressalta que ao longo do ano de 2023 a taxa de crescimento dos investimentos aferida pelo Cenp-Meios indicou um primeiro semestre com alta de 7%, e encerramento na casa dos 10%. Então, explica Luiz Larra, o registro de 16% neste período de 2024 se mantém acima da média do ano anterior, reiterando a aposta das marcas e dos anunciantes.

 

PIB também cresce

E para tangibilizar a força do mercado publicitário,

o IBGE acaba de divulgar o PIB do segundo trimestre, que contabilizou um crescimento de 1,4%, dado que levou analistas de mercado a ampliarem as projeções para o ano, que devem ficar na casa dos 2,5% e 2,7%.

 

As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI - Comitê Técnico de Métricas e Indicadores -, que reúne especialistas e dirigentes representantes de anunciantes, agências, veículos e elos digitais.

 

 As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs (pedidos de inserção) efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

 

13 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page