Filho de peixe.... Estamos falando do garoto Enzo Anunciação Alves, que com apenas nove anos abriu seu canal de Youtube, o Capysbara Argentina. Espaço virtual de conteúdo infantil, onde ele fala de seu dia a dia de menino, das brincadeiras de que que gosta, das travessuras que faz, sozinho ou com os amiguinhos. Enzo é filho do publicitário Thales Alves, CEO da agência Fazenda, uma das mais conceituadas de Minas.
Uma das últimas postagens de Enzo no Capysbara Argentina é a Batalha de Skate de Dedo, onde ensina aos seguidores do canal artimanhas e artifícios para manusear miniskates, de diversas cores. Ele faz simulações perfeitas de manobras praticadas por Rayssa Leal, Pamela Rosa, ceza Gordo e Italo Romano, entre outras feras do skatismo brasileiro.
Capivaras e Argentina
Enzo é cruzeirense, mora na região da Pampulha, joga futsal. Gosta de cantar e adora as músicas “Aquarela”, do Toquinho, e “Céu Azul”, do Chorão, dentre outras
O youtuber mirim não esconde sua alegria e orgulho pela criação Capysbara Argentina? “Tenho duas grandes paixões. As capivaras, que frequentemente visito na Lagoa da Pampulha, aqui em BH, e a Argentina, país do fantástico Messi”.
Enzo Alves vai continuar seguindo a caminhada do pai, tornando-se publicitário ou criativo da área digital? Ainda é cedo para dizer, e como Thales Alves ressalta, profetizar isso pode inibir ou tendenciar negativamente as expectativas profissionais do garoto no futuro.
Ferramenta de socialização
Não há como quantificar o número de crianças, no Brasil e no mundo, que estão mergulhadas no ambiente digital, seja como usuários ou protagonistas, como é o caso do Enzo Alves.
O publicitário Thales Alves observa que os pais, e até a garotada, percebem e usufruem a internet como ferramenta de socialização, entretenimento e aprendizado, mas já a utilizando, explorando, como meio de transformação. “São inúmeros, hoje, projetos criados por jovens que usam o espaço virtual como instrumento para o exercício pleno da cidadania”, frisa. E acrescenta:
“Nesse contexto, é importante que famílias e educadores estejam atentos e abertos a aprendizados, para ajudar crianças a se tornarem protagonistas no espaço digital e poderem expressar sua criatividade, suas opiniões e suas individualidades”.
Thales faz um alerta: “É indispensável, obrigatório, um monitoramento contínuo do canal pelo pai (ou pais), para evitar invasores nocivos. É imprescindível um acompanhamento diuturno, principalmente dos canais infantis. Nem pensar em se esquecer, abrir mão dessa salvaguarda da criança e da família”, destaca.
O canal Capysbara Argentina está disponível no endereço https://youtu.be/VHykMvvGLeg
Comentarios