“Um ano profícuo, marcado pelos novos desafios impostos às agências mineiras e, consequentemente, ao Sinapro-MG”. É como o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais, Gustavo Garcia de Faria, define 2024.
Nesta entrevista ao Blog do Cefas, o publicitário fala das conquistas e realizações da entidade no ano passado, e também discorre sobre os projetos a serem desenvolvidos pela diretoria em 2025. A entrevista:
- Presidente, como foi o ano de 2024 para o Sinapro-MG?
O mercado e as agências de propaganda de Minas, e o próprio Sindicato, enfrentaram grandes desafios. Desde ascensão da inteligência artificial como uma ferramenta revolucionária para a comunicação, passando por mudanças em órgãos reguladores e mudanças de leis até a abertura de grandes concorrências e licitações.
Nessas pequenas revoluções pelas quais o mercado mineiro de comunicação passou, sempre teve o Sinapro-MG presente, mesmo que discretamente, sem fazer muito alarde. E, assim, o Sindicato conseguiu entregar serviços importantes, como:
- Os estudos da Lei 14.133/2021 que ajudaram na elaboração de editais de licitação pública e que, agora, culmina em um material específico a ser lançado para o mercado que deve ser chamado de Manual para Licitações de Publicidade.
- O fortalecimento de elos com o mercado e o empoderamento de players regionais importantes, como o SindiJori e a Amirt, assim como o trabalho conjunto e cada vez mais prolifico junto ao Sert-MG, à Fiemg por meio da Câmara da Industria da Comunicação, à ACMinas por meio do Conselho da Comunicação Mineira;
a criação e disponibilização, em conjunto à Fenapro, de diversos cursos de qualificação dos times técnicos e diretivos das agências mineiras - principalmente com temáticas ligadas à inteligência artificial e à gestão do negócio das agências.
- A participação, como membro consultor, das maiores licitações públicas lançadas ao mercado, com ampla negociação em favos das agências mineiras;
a volta do Sinapro-MG a conversas diretas com as agências, por meio de visitas presenciais do presidente e da secretária executiva, que objetiva, com uma escuta ativa, aproximar a gestão do Sindicato ao que as agências mineiras demandam e/ou apontam como as principais “dores” do mercado.
- A reestruturação interna do Sindicato, com uma alocação mais assertiva dos recursos, para um aumento em investimentos produtivos para as agências;
o lançamento do conceito e a realização do evento Identidades, em dezembro, com o objetivo de provocar novos pensamentos e apontar novos caminhos para o mercado de comunicação de Minas Gerais em contextos regionais, nacionais e internacionais.
- Qual a filosofia atual do Sinapro-MG?
Atuar com ética, ousadia e novos pensamentos para buscar o desenvolvimento das agências e a expansão do mercado anunciante mineiro (tanto os mercados locais, como os regionais e estadual) e provocar atitudes que levem a atuação de mais agências mineiras em novos mercados e a volta ao protagonismo no mercado nacional.
- Como a propaganda mineira, as agências, devem agir no sentido de expandir sua atuação a nível nacional?
- Com colaboração, organização e coragem. As agências mineiras passaram por um longo período de ausência entre as grandes protagonistas nacionais, mesmo tendo suas capacidades técnica executiva reconhecidas pelos pares nacionais e por diversos players do mercado.
A reconquista desse espaço depende de vários fatores, mas esses três fatores listados, acredito, são os essenciais.
Afinal, nós temos capacidade técnica e operacional para entregar os melhores resultados para as marcas anunciantes, além de termos dois grandes diferenciais: as agências de Minas Gerais entendem de pessoas (de gente, como diria um outro) como nenhuma outra, visto que temos um Brasil aqui dentro do nosso território e, por cultura interna, estarmos sempre dispostos a ouvir, a conhecer e a acolher. Isso nos faz entendedores das almas brasileiras – principalmente, no entanto, da alma mineira.
As agências de Minas Gerais estão comprometidas, primeiro, com o cliente e depois com seu negócio. Isso quer dizer que fazemos do cliente a razão do nosso negócio. Isso é uma questão existencial e cultural que vem das nossas raízes como sociedade. Muitas agências de outros mercados podem falar que fazem o mesmo, mas ninguém faz tão bem e com tanta naturalidade e verdade como as nossas agências.
Agora, vivendo contextos que mudam a cada semestre, as agências precisam, cada vez mais e agora mais do que nunca, estar próximas, trocando conversas e conhecimento, apoiando uma a outra na busca do desenvolvimento que, no final, beneficia todo mundo.
Uma agência puxa a outra para cima, seja nessa troca de conhecimento ou em atuações conjuntas na exploração de novos mercados, novos clientes e novas formas de se fazer comunicação. Os grandes descobrimentos da humanidade sempre foram resultados de atuações de diversos players em conjunto e organização e, acredito, assim será com as nossas agências.
E, por fim, a coragem é um fator importante porque nos permite cruzar linhas imaginárias, que nos mesmos criamos para o nosso mercado, e quebrar essas amarras que nos prenderam, por muito tempo, dentro de nossas montanhas. Assim como agências “forasteiras” tomaram coragem de passar as nossas barreiras naturais (o que foi positivo de certa forma para nos acordar para uma nova realidade), está na hora de erguer nossas bandeiras e nos estabelecermos internamente e nacionalmente como um dos maiores mercados de criatividade e estratégia no país e nas Américas.
- O Sinapro-MG em 2025. Projetos para este ano?
2025 deve ser o ano com mais entregas do Sinapro-MG para o mercado de comunicação, nos últimos anos. Temos planejada uma agenda positiva que prevê estimular, provocar e reconhecer nossas agências, anunciantes, veículos e fornecedores.
Estão planejadas:
- A volta do Prêmio Mineiro de Comunicação, com uma abordagem diferenciada que vai colocar os players regionais em igualdade aos players da capital;
um Summit do Mercado de Publicidade e Propaganda, colocando todas as disciplinas da comunicação, do marketing e de vendas que integram os serviços oferecidos pelas agências.
- A expansão das visitas do Sinapro-MG a todas as agências associadas, com um alcance que vai além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que incluí a volta do Road Show – evento que começou em Governador Valadares, em 2023, e que agora deve ter mais polos abraçados.
- A versão 2025 do Identidades, com novos atores convidados e uma maior participação dos corpos técnicos das agências.
- O lançamento de ferramentas e mapeamentos para complementar e potencializar o planejamento em conjunto das agências.
- Lançamento do Manual de Licitação de Publicidade para Órgãos Públicos, com destaque para os esclarecimentos da Lei 14.133/2021.
- Lançamento de um Código de Compliance e Conduta para o mercado mineiro de comunicação, trabalhado com diversas entidades do setor.
Também devemos abrir negociação com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) para a abertura de um capítulo em Minas Gerais e a criação de delegacias do Sindicato em regionais de Minas Gerais, para expandir e qualificar nossa atuação para abrigar mais agências em nosso ecossistema. Tudo ainda incipiente, mas com grande possibilidade de sucesso.
Enfim, é um ano de muitos desafios, muitos planos e, se tudo der certo, de muita entrega para o mercado e, principalmente, para as nossas agências.
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