Apresentações e debates de alto conteúdo marcaram o encontro realizado sábado (9) pela AMIRT no Sul de Minas. O evento regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão ocorreu em Alfenas, no campus da Universidade Professor Edson Antônio Velano, a UNIFENAS. Na fala dos participantes foi destacada a força e relevância da rádio e da televisão, especialmente em suas estratégias de mídia.
Fundamentais
No discurso do diretor da AMIRT, Luciano Pimenta, representando o presidente da entidade, Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, ele mostrou que “vivemos em um cenário onde a atenção é o recurso mais cobiçado, tanto no rádio e televisão quanto pelas plataformas digitais. As pesquisas atuais mostram que “o rádio hoje retem diariamente o ouvinte 18 minutos a mais que as redes sociais”, acrescentando que o rádio tem uma média de 3 horas e 55 minutos diários de audiência, contra 3 horas e 37 minutos nas redes sociais. “Esses números reforçam que, mesmo em um cenário de constante mudança digital, o rádio e a TV continuam sendo fundamentais para alcançar grandes audiências de forma eficiente e com credibilidade”, frisou. .
Luciano ressaltou ainda que o rádio, assim como a televisão, continuam desempenhando um papel essencial no cotidiano das pessoas, observando que ambos os meios se adaptaram às novas tecnologias, combinando o tradicional com o digital. “O rádio, com sua capacidade de ser consumida em qualquer lugar, seja em trânsito, seja em casa ou no trabalho, chegando a milhões de pessoas simultaneamente”, pontuou.
Daniel Starck, CEO e fundador do portal tudoradio.com, fez a palestra “Rádio. Um meio que se adapta naturalmente ao digital”, destacando o caráter natural da presença do rádio no ambiente digital e enfatizando a capacidade histórica do meio em adaptar seu conteúdo às inovações tecnológicas, desde dispositivos conectados até a evolução dos receptores de rádio. Ele detalhou o consumo de rádio no mundo e no Brasil, frisando a importância de os radiodifusores utilizarem sistemas como o RDS e metadados para aprimorar a experiência dos ouvintes.
Na sequência, Cristiano Stuani, administrador e professor com vasta experiência em rádios do Paraná, inclusive a 98FM paranaense, focou sua apresentação nos pontos de atenção que o rádio deve ter em relação ao seu produto. Ele abordou desde a forma como os locutores devem se comunicar, tratamento do intervalo comercial, necessidade de se conhecer o público de cada emissora, até a execução estratégica de sequências musicais, baseadas em dados de audiência e estudos de consultoria.
A programação contou ainda com a participação de Léo Cardoso, jornalista e especialista em comunicação. Professor de locução e comunicação interpessoal e personal trainer de comunicação, Cardoso ministrou a palestra “Comunique-se com carisma e encante o seu ouvinte”, focando no aprimoramento das habilidades de comunicação dos participantes. Léo deu vários exemplos de boas práticas de comunicadores no rádio e detalhou como esses profissionais podem ampliar sua capacidade de engajamento da audiência através do carisma. Cardoso também realizou atividades com os presentes, para exemplificar sua apresentação.
A mesa principal do evento foi composta pelo conselheiro da AMIRT e anfitrião Ronaldo Araújo Andrade, pelo diretor regional do Sul de Minas Luiz Roberto Silva, pelo diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS Rogério Ramos do Prado e pelo diretor da AMIRT Luciano Pimenta Correa Peres.
O evento também contou com a presença do presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Gustavo Mendicino, da superintendente de Publicidade da Secretaria de Comunicação Social de Minas Gerais, Liliane Bebiano Lima, e da superintendente de Comunicação da Copasa, Lucélia Morioka. Representando as autoridades militares, estiveram o Major PM João Elísio de Souza Júnior, subcomandante do 64º BPM, e o subtenente do Tiro de Guerra, Narcélio Ferreira.
Comments