Associação das Empresas de Comunicação e Publicidade. É a nova denominação da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, a Abap, decisão tomada pela diretoria da entidade, presidida por Marcia Esteves.
Segunda mudança
Em 1997, quando era presidente o diretor da agência Standard Ogilvy & Mather, Flávio “Faveco” Corrêa, a entidade, nascida “das Agências de Propaganda” passou a ser “das Agências de Publicidade”.
Segundo Corrêa, o objetivo do novo nome era não confundir, no relacionamento com as multinacionais e com outras entidades, propaganda”, que tem sentido político, com o “Advertising”, a publicidade.
A intenção agora, trocando “agências” por “empresas”, e incorporando o “de Comunicação” à marca, é abrir o escopo de sua representatividade. Cada vez mais o negócio das agências vem se expandindo e não mais cobrindo a tradicional relação de criar para publicar, pagando em nome dos clientes, anúncios ou comerciais nos veículos de comunicação.
Atualmente, agências criam conteúdo, desenvolvem ações de relações públicas e outras estratégias, extrapolando o conceito de publicidade. Dentro dessa reformulação, a associação começou a fazer parcerias com empresas para cuidar da sua própria divulgação. A Pridea Comunicação vai liderar a estratégia de relações públicas, assessoria de imprensa e digital da entidade. Na comunicação da sua função ao mercado, inclusive, a empresa já apresentou a Abap com o nome que deverá ser adotado e que a Janela reproduziu. A Outpromo ficará responsável pelas ações publicitárias, identidade visual e eventos. E a Beatt apoiará na parte de consultoria estratégica.
Com a ampliação da atual Abap, ela vai conviver com outra entidade do segmento. É a Abracom, Associação Brasileira das Agências de Comunicação, presidida por Daniel Bruin, também diretor executivo da XCom. A entidade tem 21 anos de mercado.
A presidente Márcia Esteves ainda não revelou se a marca Abap continua, ou será substituída por outra, já dando visibilidade ao termo Comunicação.
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